A atividade rural é uma atividade dinâmica e exige que nós tenhamos as informações dos imóveis, dos proprietários, da família e dos exploradores tudo em ordem. São muitas operações de venda, barters e de compra. Tudo tem que ser controlado e conferido.
Porém, o que acontece é que muitas pessoas ficam “apagando fogo” e não conseguem atender a contento os clientes e fornecedores. Deixam passar da hora e, muitas vezes, atrasam o recebimento de insumos ou do pagamento das vendas por não terem solicitado alguma certidão, por não terem dado baixa em algum penhor já quitado ou, ainda, deixam de contratar um custeio por não terem tempo hábil para organizar toda a documentação.
Isso é somente a ponta do iceberg de tantos problemas que a falta de organização trás para o produtor rural.
E por que isso ainda acontece com muitos produtores rurais?
Porque a atividade rural, antes tida como uma extensão de nossas casas, agora virou uma empresa de verdade. As exigências fiscais, dos fornecedores, dos clientes e dos bancos aumentaram muito Antes, não era exigido certidões de penhor e alienação fiduciárias para um pagamento. Antes, não tínhamos a exigência de se emitir MDFe (manifesto eletrônico de documentos fiscais) para o transporte de produtos para outros municípios. Só que os produtores rurais não conseguiram acompanhar tudo isso.
O ser humano não é uma máquina, na qual inserimos um novo comando e já mudamos nossos hábitos. Levamos tempo para compreender o que temos que fazer, para aceitar e para implementar as mudanças.
As 05 dicas que apresentarei na sequência são bem simples. Eu acredito que a solução de quase tudo na vida está na SIMPLICIDADE das ações e em executar aquilo que você sabe que tem que ser feito.
DICA 01 – Faça download de tudo que possui na cabeça. Escreva tudo o que tem que fazer no papel. Todas as tarefas, projetos, objetivos. Não perca mais o sono por ter a cabeça cheia de coisas a fazer. Descarregue a mente e fique mais leve.
Vamos chamar essa lista de LISTA MASTER.
DICA 02 – Destaque, dentre as tarefas da LISTA MASTER, aquelas que têm prazo e escreva o prazo na frente delas.
DICA 03 – Destaque, com outra cor ou outro sinal, as tarefas que interferem na rotina de outra pessoa. Caso você não as execute, irá interferir nos afazeres de alguém. Por exemplo, responder e-mails, retornar orçamentos, tomar alguma
decisão, efetuar um pagamento etc.
DICA 06 – Separe as tarefas da LISTA MASTER por blocos de tarefas semelhantes. Por exemplo: tarefas que executo na fazenda, tarefas que executo no escritório, tarefas que executo na rua (corres da rua).
DICA 05 – Organize a agenda semanal. Selecione, no máximo, 03 tarefas principais para cada dia. Caso seja alguma tarefa mais extensa, pode ser apenas uma naquele dia. Não encha o dia com muitos afazeres, porque vão surgir outros que você não previa e você já tem outras atividades cotidianas para serem feitas. Selecione 03 tarefas sempre do mesmo grupo, dando preferências para aquelas que têm prazo e que interferem na rotina alheia.
Lembre-se sempre de revisar a LISTA MASTER, riscando o que já foi executado e inserindo o que for surgindo no dia a dia.