6º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Postado em 25 de junho de 2022

6º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso nono episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.

O assunto de hoje será o 6º passo para se ter uma boa gestão rural: CALCULAR O CUSTO DA PRODUÇÃO E A SUA LUCRATIVIDADE.

A maioria dos produtores rurais se assustam quando chegam nesse ponto, porque não sabem por onde começar.

Eu vou te dar uma boa notícia: você já começou lá no passo 1.

Antes de continuarmos, eu gostaria de pedir que seguissem nossa página no Instagram e curtissem o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Youtube, Instagram ou WhatsApp.

Para o cálculo do custo da produção, você tem que ter lançado em seu sistema ou planilha todas as despesas de sua atividade rural. A soma de todas elas é igual ao custo de sua produção.

É importante você dividir os lançamentos das despesas por cultura ou por atividade econômica que você explore (pecuária, soja, milho, algodão etc.) para saber exatamente a lucratividade por atividade de sua fazenda. Se não souber, você pode dividir as despesas em proporção à área utilizada para a sua exploração.

Já a lucratividade é calculada por uma fórmula simples: LUCRO LÍQUIDO DIVIDIDO PELA RECEITA TOTAL VEZES 100.

A Receita Total daquela atividade X você consegue multiplicando sua produção total dessa atividade X pelo preço médio unitário do seu produto X vendido. Desse valor, você vai subtrair todas as despesas de sua atividade rural referente àquela cultura ou produção em que você irá fazer essa análise.

Chegou-se, então, ao lucro líquido da atividade X.

Divida essa valor pela receita bruta da atividade X e multiplique por 100. Conseguimos encontrar a lucratividade da atividade X.

Esse fator você irá levar em consideração para analisar o desempenho de cada cultura. Para que eu preciso achar a lucratividade se eu já tenho o lucro líquido?

Porque em termos percentuais você consegue comparar culturas e atividades diferentes. Em termos de valores absolutos em reais, não é possível fazer a comparação, uma vez que a composição desses valores não é feita com os mesmos custos e receita.

Há vários outros indicadores que poderíamos extrair daqui, como a rentabilidade, margem bruta, margem líquida, custo operacional efetivo, custo operacional total, custo fixo total. Porém, o ideal é começar com o básico para depois ir se aprofundando.

Um passo de cada vez.

Espero que tenham gostado. Tenham um bom dia e até a próxima.

Ouça “Episódio 9 – Rural Organiza 6° Passo – cálculo de custo produção x lucratividade” no Spreaker.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAÇÃO DE CONSULTORIA

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar ou navegar neste site, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Para mais informações veja nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

CONTATO