Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso nono episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.
O assunto de hoje será o 6º passo para se ter uma boa gestão rural: CALCULAR O CUSTO DA PRODUÇÃO E A SUA LUCRATIVIDADE.
A maioria dos produtores rurais se assustam quando chegam nesse ponto, porque não sabem por onde começar.
Eu vou te dar uma boa notícia: você já começou lá no passo 1.
Antes de continuarmos, eu gostaria de pedir que seguissem nossa página no Instagram e curtissem o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Youtube, Instagram ou WhatsApp.
Para o cálculo do custo da produção, você tem que ter lançado em seu sistema ou planilha todas as despesas de sua atividade rural. A soma de todas elas é igual ao custo de sua produção.
É importante você dividir os lançamentos das despesas por cultura ou por atividade econômica que você explore (pecuária, soja, milho, algodão etc.) para saber exatamente a lucratividade por atividade de sua fazenda. Se não souber, você pode dividir as despesas em proporção à área utilizada para a sua exploração.
Já a lucratividade é calculada por uma fórmula simples: LUCRO LÍQUIDO DIVIDIDO PELA RECEITA TOTAL VEZES 100.
A Receita Total daquela atividade X você consegue multiplicando sua produção total dessa atividade X pelo preço médio unitário do seu produto X vendido. Desse valor, você vai subtrair todas as despesas de sua atividade rural referente àquela cultura ou produção em que você irá fazer essa análise.
Chegou-se, então, ao lucro líquido da atividade X.
Divida essa valor pela receita bruta da atividade X e multiplique por 100. Conseguimos encontrar a lucratividade da atividade X.
Esse fator você irá levar em consideração para analisar o desempenho de cada cultura. Para que eu preciso achar a lucratividade se eu já tenho o lucro líquido?
Porque em termos percentuais você consegue comparar culturas e atividades diferentes. Em termos de valores absolutos em reais, não é possível fazer a comparação, uma vez que a composição desses valores não é feita com os mesmos custos e receita.
Há vários outros indicadores que poderíamos extrair daqui, como a rentabilidade, margem bruta, margem líquida, custo operacional efetivo, custo operacional total, custo fixo total. Porém, o ideal é começar com o básico para depois ir se aprofundando.
Um passo de cada vez.
Espero que tenham gostado. Tenham um bom dia e até a próxima.
Ouça “Episódio 9 – Rural Organiza 6° Passo – cálculo de custo produção x lucratividade” no Spreaker.