Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso oitavo episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.
O assunto de hoje será o 5º passo para se ter uma boa gestão rural: REGISTRAR A PRODUÇÃO E AS VENDAS.
Vamos explicar melhor.
Gestão significa ato de administrar, que envolve, dentre outros itens, o controle. Numa atividade rural, o foco é a produção. Portanto, é primordial conhecermos o que produzimos e o que vendemos.
Para você registrar a produção, você tem que detalhar a origem dela também. Se for produção agrícola, detalhe de qual talhão se refere aquela colheita ou, ao menos, de qual fazenda. Se for pecuária, a lógica é a mesma, só que a separação será por lote. Com isso, você já consegue utilizar os dados para levantar a sua lucratividade por talhão, lote e/ou por fazenda.
E como eu devo anotar isso, Adriana? Você pode estar se perguntando.
Se você está utilizando um sistema de controle de dados, nele deve ter o módulo onde você registra toda a sua colheita ou entrada e estoque de gado. Basta você utilizar um caderno ou agenda para anotar o peso de todas as cargas colhidas naquele talhão ou utilizar o romaneio da colheita para esse fim. No romaneio, anote a variedade da planta e o talhão para você conseguir lançar essas informações corretamente no sistema ou em uma planilha posteriormente.
No caso do gado, você tem que dar entrada quando da compra do gado e registrar também as baixas que ocorrem por morte. Além disso, periodicamente, reconte o seu rebanho para ir ajustando as idades do gado.
Anotando a sua produção, você já terá um controle de sua produtividade. Relembrando que esse fator não é o que buscamos para a nossa análise e comparação, pois ele é um péssimo parâmetro, uma vez que produzir muito com alto custo tem o mesmo resultado que produzir pouco com baixo investimento. Apesar disso, é importante conhecê-lo e ele servirá para outras análises posteriormente.
O próximo item a ser controlado é a venda da produção. Caso você faça vendas futuras, você já deve anotar essas vendas em seu sistema ou planilha de controle para ir verificando se ainda terá saldo a ser vendido.
Cuide para não vender mais do que 70% (setenta por cento) de sua produção esperada, para evitar problemas no cumprimento dos contratos, caso tenha alguma frustração de safra ou outra situação.
Anote, pelo menos, o fornecedor, a variedade da planta (convencional ou transgênica) ou raça do gado, o valor, a data de entrega, a data de pagamento e o número do contrato. Para ficar ainda mais completa, você pode anotar os tributos, como Senar e, aqui no Mato Grosso, Fethab, Iagro, Fabov, IMA-MT e se houver outros para ter o controle do valor líquido que receberá.
Com essa informação, você conseguirá saber a média de venda de sua produção. Multiplicado pelo total de sua produção, terá o valor total da sua receita bruta.
Com esses dados, você pode trabalhar diversas situações. Por exemplo, estabeleça a meta de venda para o ano seguinte. Coloque um mínimo que você precisa vender para alcançar o resultado que espera. Quando for fechar os contratos, não feche menos que o valor estabelecido. Monte estratégias de venda para cobrir, ao menos, os seus custos. Venda um pouco por mês ou aguarde aqueles meses em que costumam ter melhores valores de oferta.
Estou dando ideias. Para isso, você tem que acompanhar e estudar o mercado que atua. Você não irá acertar 100%, do ponto de vista de conseguir os melhores preços sempre. Todavia, foque em melhorar os seus resultados particulares a fim de fazer perdurar a sua atividade e lhe dar conforto para você e sua família.
Há muitos pontos que poderíamos abordar aqui, mas o foco é explicar o básico de uma boa administração.
Espero que tenham gostado.
Sigam nossa página no Instagram e curta o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Youtube, Instagram ou WhatsApp.
Tenham um bom dia e até a próxima.
Ouça “Episódio 8 – Rural Organiza – 5° Passo : registro de produção e venda” no Spreaker.